quinta-feira, 22 de abril de 2010

Considerações sobre o trabalho humano, a tecnologia e a manutenção

Basta ouvir que foi lançada nova tecnologia e...pronto: surge o velho questionamento da relação homem X máquina, como se as novidades invalidassem a função humana.

Por outro lado, especialistas afirmam ainda que o aumento da “confiabilidade dos equipamentos” diminui a “confiabilidade dos elementos humanos”.

Então, surgem questões como: “Será necessário apenas um software para se conseguir desempenho eficiente dos profissionais, além de planejamento e organização da manutenção satisfatórios?”.

Muitas vezes, acidentes são causados pela sobrecarrega de “tecnologia” no operador de informações, que deixa de obter dados necessários aos processos de trabalho.

Constante preocupação na área de manutenção, os possíveis “erros humanos” podem acontecer a qualquer instante e seus resultados a curto, médio ou longo prazo provocam falhas cujos efeitos podem ser irremediáveis para a instalação.

Por isso, alguns aspectos do comportamento humano devem ser considerados na operação e manutenção de novos equipamentos e sistemas. Alguns deles: em geral, as pessoas realizam atividades pensando em outras coisas e costumam usar as mãos para efetuar testes, inspeções e exames; é comum também ser impaciente quanto ao tempo necessário para observar as precauções, além de não ler instruções e etiquetas com atenção; após um procedimento, costuma-se não checar o trabalho em busca de possíveis erros e quando estes acontecem as pessoas são relutantes em admiti-los; com o tempo, muitos ficam desatenciosos no manuseio de equipamentos e ferramentas; geralmente, as pessoas erram ao estimar distâncias, velocidades, e respondem irracionalmente em situações críticas ou emergenciais.




Fonte de pesquisa:
“Erro Humano na Manutenção”
(artigo Engo. Eduardo de Santana Seixas)

Considerações sobre o trabalho humano, a tecnologia e a manutenção


Basta ouvir que foi lançada nova tecnologia e...pronto: surge o velho questionamento da relação homem X máquina, como se as novidades invalidassem a função humana.

Por outro lado, especialistas afirmam ainda que o aumento da “confiabilidade dos equipamentos” diminui a “confiabilidade dos elementos humanos”.
Então, surgem questões como: “Será necessário apenas um software para se conseguir desempenho eficiente dos profissionais, além de planejamento e organização da manutenção satisfatórios?”.
Muitas vezes, acidentes são causados pela sobrecarrega de “tecnologia” no operador de informações, que deixa de obter dados necessários aos processos de trabalho.
Constante preocupação na área de manutenção, os possíveis “erros humanos” podem acontecer a qualquer instante e seus resultados a curto, médio ou longo prazo provocam falhas cujos efeitos podem ser irremediáveis para a instalação.
Por isso, alguns aspectos do comportamento humano devem ser considerados na operação e manutenção de novos equipamentos e sistemas. Alguns deles: em geral, as pessoas realizam atividades pensando em outras coisas e costumam usar as mãos para efetuar testes, inspeções e exames; é comum também ser impaciente quanto ao tempo necessário para observar as precauções, além de não ler instruções e etiquetas com atenção; após um procedimento, costuma-se não checar o trabalho em busca de possíveis erros e quando estes acontecem as pessoas são relutantes em admiti-los; com o tempo, muitos ficam desatenciosos no manuseio de equipamentos e ferramentas; geralmente, as pessoas erram ao estimar distâncias, velocidades, e respondem irracionalmente em situações críticas ou emergenciais.

Fonte de pesquisa:
“Erro Humano na Manutenção”
(Engo. Eduardo de Santana Seixas)